Energia Solar

Inversor híbrido: a novidade do mercado solar

21 julho, 2023

Você já deve ter ouvido falar em inversor híbrido no mercado de energia solar. Inclusive, essa é uma das soluções mais recentes e inovadoras dos últimos anos, que chegou para acrescentar muitas possibilidades de aplicações em sistemas fotovoltaicos.

Digamos que os inversores híbridos reúnem os melhores aspectos do sistema conectado à rede (On-Grid, também chamado de Grid-Tie) e o isolado da rede pública (Off-Grid), em um projeto só. 

Mas é possível montar um sistema On-Grid com baterias? Isso e muito mais! Existe uma ampla gama de funções que expandem o universo de aplicações de um gerador de energia com inversor híbrido

Neste artigo, você irá descobrir o que é um inversor híbrido, como ele funciona, as principais funções, vantagens, desvantagens, além de descobrir qual é a linha com melhor custo-benefício. Não deixe de conferir, continue a leitura.

O que é um inversor híbrido?

De antemão, o inversor solar híbrido é um equipamento moderno que funciona como 2 em 1. Isso porque agrupa o melhor dos dois mundos: O On-Grid, que injeta a energia excedente na concessionária e também o Off-Grid, permitindo armazenar eletricidade em baterias para consumo posterior.

Desta maneira, é capaz de assegurar disponibilidade de energia 24 horas por aceitar mais fontes de alimentação. Por exemplo, a linha de inversores Deye permite utilizar até 4 fontes: placa solar, banco de baterias, gerador a diesel/gasolina e rede elétrica da concessionária.

Viu só? A versatilidade de nutrição energética garante que o sistema continuará em funcionamento pleno. Essa característica torna os inversores híbridos em uma solução perfeita para locais com queda frequente de energia e/ou aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, segurança e equipamentos de resfriamento.

Como funciona o inversor híbrido?

O papel do inversor híbrido é se conectar a rede como um inversor On-Grid tradicional e, ao mesmo tempo, carregar o banco de baterias. Também permite utilizar gerador e a rede da concessionária para fornecer eletricidade para consumo imediato ou recarregar as baterias, quando não há geração dos painéis solares.

Além disso, pode ser conectado em paralelo com outros inversores do mesmo modelo. Isso possibilita:

• ampliar a potência do sistema fotovoltaico para atender a necessidade de projetos maiores, como de empresas e indústrias;

• manter a alternativa de expansão futura do sistema de energia solar;

• configurar saída bifásica ou trifásica.

Inclusive, os inversores Deye suportam até 16 unidades de inversores em paralelo, enquanto os modelos da Victron Energy permitem 6 conexões paralelas na linha MultiPlus e 4 na linha Quattros. Vale ressaltar que você pode obter inversores Victron para projetos específicos na Minha Casa Solar.

Esse recurso de paralelismo permite que o sistema seja expansível e receba atualizações no futuro. Conheça as funções diferenciadas dos inversores híbridos, a seguir. 

Nobreak Solar

O inversor híbrido fornece energia como backup, garantindo que os aparelhos continuem funcionando. Desta maneira, o banco de baterias é mantido carregado, seja por energia solar, rede pública ou gerador, visando assegurar que haverá eletricidade. 

A configuração de Nobreak Solar é ideal para residências e empresas em locais com queda frequente de energia e também para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, de segurança e equipamentos de resfriamento. Assim, contribui para reduzir a conta de luz e entrega eletricidade quando acontecem “apagões”.

Circuito de Nobreak Solar com inversor híbrido

Grid Zero

O conceito Grid Zero significa “exportação zero”, que consiste em um sistema com autoconsumo totalmente local. Ou seja, parte da produção de energia é consumida de imediato e o restante é armazenado no banco de baterias, evitando a injeção na rede pública.

Na prática, é instalado um sensor de corrente externo (TC) na conexão do sistema fotovoltaico com a estrutura da concessionária. Sendo assim, o sensor de corrente identifica a energia voltando para a rede e automaticamente, reduz a potência do inversor para distribuir energia apenas para uso nas cargas e carregar as baterias.

Logo, o Grid Zero é a alternativa perfeita para quem deseja impedir a geração de créditos e a respectiva taxação devido à lei 14.300/22.

Circuito de Grid Zero com inversor híbrido

Consumo inteligente das cargas

Os inversores híbridos são versáteis, o que permite uma ampla gama de configurações do uso da energia armazenada no banco de baterias. Inclusive, são recursos que ajudam a economizar na fatura da concessionária. A seguir, conheça as possibilidades.

Mas antes, vamos entender o conceito “horário de ponta”. Existem períodos com maior demanda de energia e por isso, as tarifas aplicadas durante estes momentos de consumo são mais caras. Geralmente, acontece durante o início da noite (18h às 21h). 

Enquanto isso, o “horário fora de ponta” é o período em que há menor demanda, costuma ser de 00:00 às 17:59 e das 21:00 as 23:59. Vale ressaltar que o horário de ponta e fora de ponta varia conforme o estado e concessionária local.

Time shift (Fora de ponta)

O time shift também é chamado de “Time of use” e “Energy shifting”, o conceito é usar a rede da distribuidora fora do horário de ponta para fugir das tarifas elevadas, que encarecem muito a conta de energia.

Contudo, este modo funciona consumindo energia da concessionária durante os períodos em que a tarifa está mais barata. Enquanto isso, a produção das placas solares é armazenada nas baterias para uso posterior, quando as tarifas estão mais caras.

Desta forma, há uma programação inteligente da fonte de alimentação com objetivo de priorizar o consumo da distribuidora apenas nos momentos em que as tarifas estão vantajosas.

Peak shaving (Corte do pico)

Já o Peak shaving significa “corte do pico” e embora seja um modo similar ao anterior, a operação destina o uso da energia das baterias para momentos de maior consumo e suspende o uso da rede pública. 

Sendo assim, é uma solução para evitar que a demanda contratada aumente em instalações que possuem picos de consumo em horários específicos. Portanto, é interessante para comércios e indústrias que necessitam de mais energia, além da demanda contratada, em determinado momento do dia para evitar cobrança adicional.

Solução retrofit para sistema fotovoltaico existente

O tempo vai passando e, as necessidades e demandas de energia podem mudar. Dessa forma, é preciso realizar um upgrade do sistema fotovoltaico, mas fique tranquilo(a), nenhum equipamento perderá a funcionalidade.

Com um inversor solar híbrido, como os modelos da Deye, é possível atualizar um sistema On-Grid para sistema híbrido. Basta completar o sistema com um inversor híbrido, pois funciona em conjunto com microinversores ou inversores Grid-Tie de qualquer marca. Isso é o que chamamos de solução retrofit!

Além do mais, quando um sistema Off-Grid é montado com inversor híbrido, existe a possibilidade de atualizar para o sistema híbrido On-Grid. Esse retrofit é viável sem necessidade de troca do equipamento, principalmente em casos quando a rede elétrica pública chega região.

Circuito de Retrofit com inversor híbrido

Vantagens e desvantagens dos Inversores Híbridos

Antes de tudo, é preciso avaliar o tipo de aplicação e instalação que deseja em seu sistema de energia solar. Após isso, veja se o inversor híbrido é benéfico para você.

Os inversores híbridos têm vantagens de:

• armazenar a eletricidade não utilizada em baterias para consumo posterior e só depois da carga completa, realizar injeção da energia excedente na rede da concessionária;

• produzir eletricidade com gerador a diesel ou gasolina em situações críticas;

• atualizar tanto sistema Off-Grid quanto sistema Grid-Tie para um sistema híbrido, sem troca de equipamentos.

• viabilizar o uso de sistema Grid Zero que não envia energia excedente para a rede da concessionária, armazenando a energia excedente em baterias para consumo posterior, além de impedir a geração e taxação dos créditos;

• gerenciar a energia de modo inteligente, possibilitando programar o consumo das cargas com eficiência e personalização do sistema de acordo com a necessidade.

Contudo, algumas desvantagens dos inversores híbridos são:

• ser um equipamento mais caro o que um inversor tradicional porque possui eletrônica capaz de suportar sistema, tanto Grid-Tie, quanto Off-Grid;

• requer investimento adicional para instalação do backup, seja da bateria ou  gerador a diesel/gasolina.

Uma dica para economizar no sistema híbrido, é adquirir o kit solar já com o inversor híbrido e outros equipamentos. Isso porque o kit tem redução de impostos e sai mais barato do que comprar os itens separadamente.

Preciso homologar o sistema híbrido?

Os sistemas híbridos On-Grid que são conectados à rede e possuem baterias, devem ser homologados na concessionária.

No entanto, até o momento, não existe nenhuma lei que torne obrigatória a homologação de sistemas híbridos com função Grid Zero ou utilizados no modo Off-Grid (isolados da rede pública). Vale lembrar que é recomendado por segurança que seja respeitado os requisitos para sua homologação junto à concessionária.

O inversor híbrido mais barato do mercado

Agora que você já conhece a série de aplicações possíveis com o inversor solar híbrido, pode estar cogitando investir em um. Então, fique sabendo que um dos modelos mais baratos do mercado é a linha de inversores híbridos da Deye, além de entregar excelente relação de custo-benefício e durabilidade elevada.

Inclusive, são equipados com uma moderna tecnologia que permite ampla variedade de configurações como prioridades de consumo, melhores horários para carregar as baterias e para injetar energia na rede da concessionária. Tudo isso pode ser gerenciado em tempo real e em qualquer local via Wi-Fi com aplicativo para celular.

Outra alternativa são os inversores híbridos da Victron Energy que têm alto grau de versatilidade e confiabilidade, sendo ideais para sistemas autônomos de energia para atender desde aplicações tradicionais até de mobilidade veicular. 

Também apresentam tecnologia avançada de monitoramento, permitindo aos usuários gerenciar e otimizar o uso de energia de forma remota. Aproveite para garantir o seu inversor híbrido e demais equipamentos necessários para o seu sistema fotovoltaico com o melhor preço na Minha Casa Solar.

Viu só? O inversor híbrido é um equipamento que agregou muitas funções e possibilidades de aplicação em sistemas fotovoltaicos. Fique antenado(a) sobre equipamentos e novidades do mercado de energia solar, confira o blog e nos acompanhe de perto no Instagram.